
FILOSOFIA DA AGUIA..
A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos.Mas para chegar a essa idade ela tem que tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos.Nessa idade,ela está com as unhas compridas e flexíveis não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar;seu bico alongado e pontiagudo já esta curvo e suas asas estão apontando contra o
peito,envelhecidas e pesadas em função das grossura das pernas;e voas já está se tornando uma tarefa difícil então.A águia só tem duas alternativas:morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão,onde ela não necessite voar.Após encontrar esse lugar,a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo.Após arrancálo,espera nascer um novo bico,com qual vaidepois arrancar suas unhas.Quando as novas unhas começarem a nascer,ela passa a arrancar as velhas penas.E somente depois de 5 meses ela sai para seus famosos vôo de renovação.E poderá viver então,por mais uns 30 anos.
Em nossa vida,muitas vezes,temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória,devemos nos deprender de lembranças,costumes e outras tradições que nos causaram dor.Somente quando nos livramos do peso do passado é que podemos aproveitar o resultado valioso que uma alto renovação sempre traz.
HISTORIA DO ESTILO GARRA DE ÁGUIA
Ás técnicas do estilo é inspirado nos movimentos da aguia, garras fortissimas, técnicas versateis, movimentos suaves do corpo, combinado elasticidade e força com graça e beleza, através de movimentos fluidos e circulares, permitindo a definição, tonificação e fortalecimento de todo o corpo. A utilização de socos, golpes com palma, chutes e rasteiras são caracteristicas do estilo, bem como saltos acrobáticos.
O sistema Garra de Águia e famoso por suas 108 técnicas de luta, que formam o seu coração. É baseado na técnica de chaves agarramentos em pontos de pressão e imobilização das articulações, utilizando para este fim a teoria do Yin e Yang - força suave e dura. Isto habilita o praticante a defender sua integridade fisica, independentemente do tamanho ou força do oponente.
A História do nosso estilo começa com um menino órfão de pai, criado pela mãe viuva. SEu nome era Ó Fei.
Quando pequeno , Ó Fei tinha um padrinho e professor Chamado Chow, com o qual estudava caligrafia, literatura, matemática, desenho, enfim, fazia os seus estudos em geral. Esse professor (Chow), foi aluno dos monges do Tempo de Shaolin e, além de outras coisas, aprendeu com ele diversas técnicas diferentes de Kung Fu e, dentre elas, os movimentos da Águia. Naquela época, Na China, não haviam escolas primárias. As crianças aprendiam as primeiras coisas básicas com os pais. Depois, era contratado um professor particular, que lhes ensinaria todas as matérias em geral. Ó Fei, começou seus estudos com a mãe e terminou -os com Chow. Além, das diversas disciplinas que aprendeu , Chow enisnou-lhe tambem as mesmas técnicas de Águia que haviam aprendido no Templo de Shaolin. Por este motivo podemos afirmar que o estilo Garra de Águia, veio, embora indiretamente, do templo de shaolin. Dizemos indiretamente por que quem criou e fundou o estilo oficialmente que hoje praticamos, foi Ó Fei. Poderiamos dizer, portanto que Ó Fei " Aperfeiçoou" o estilo Garra de Águia.
Já adulto, no ano de 1.123 DC, Ó Fei tornou-se um general do exército chinÊs e treinava seus oficiais na pratica do Kung Fu, para que estes, por sua vez, enisnassem a todos os soldados.
Nas batalhas que Ó Fei participou, sempre foi bem sucedido, vencendo todas. Era um excelente guerreiro e muito inteligente disciplinado e justo. Um homem que hoje chamariamos de "traidor" nome Tchan Kui era conselheiro da corte. Estes, não suportavam a fama de Ó Fei, resolveu prejudicá-lo com calunias perante ao Rei Sung, por sua vez, era um soberano jovem, inseguro e fraco, que acreditava em tudo o que os outros diziam. Sem procurar saber se o que ouvira era verdade ou não, mandou chamar Ó Fei nso campos de batalha . Como estavam em plena guerra (o que, naquela época, era comum), Rei Sung precisou chamar Ó Fei doze vezes, porque o general estava lutando. Quando este chegou ao palácio , com seu filho Wan (que acompanhava nos campos de batalha) e seus soldados, que nada desconfiou. Sem saber porque, foram aprisionados pelos guardas do Rei. Levados a presença de Sung, ficaram sabendo dos acontecimentos e Ó Fei disse que tudo aquilo não passavam de calunias criados por Tchan Kiu. Sung, influenciado pelas más intenções de Tchan Kiu setenciou todos a morte. Isso revoltou os soldados de Ó Fei , que lhe propuseram acabar com as tropas do Rei, para se livrarem. Realmente utilizando-se das técnicas de Kung Fu Garra de Águia que conheciam seria facil faze-lo. Mas Ó Fei acalmou os soldados e disse que, mesmo que o rei estivesse errado, eles pertenciam ao exército e deveriam dar um bom exemplo. Pediu aos soldados que respeitassem a vontade e as ordens do Rei. Desta forma, foi assassinado, aproximadamente em 1.1143 DC, junto com sua familia injustamente.
Ó fei dava aulas apenas no exército. Após a sua morte, seus alunos passaram a ser perseguidos pelo Rei, influenciados por Tchan Kiu e eram obrigadosa esconder-se, para não serem pegos, Sendo assim, o estilo Garra de Águia desapareceu por algum tempo. Todos que conheciam o estilo, não poderiam falar, para não serem mortos.
Alguns anos apareceu um monge de nome Lai Tchin que afirmou ser a conitnuação de Ó Fei. Este monge ensinou outro de nome Tao Tchai. Até esta época, o estilo usava mais técnicas de garra. Tao Tchai, por sua vez, ensinou o monge Fan Sen. Fa Sen acrescentou mais técnicas de pernas e saltos mortais, deixando, desta forma, o estilo Garra de Águia muito mais completo. Foi o primeiro monde a ensinar fora do Templo de Shaolin, após a morte de Ó Fei.
Sob o regime de outro império, Fan Sen começou a ensinar mestre Lau Si Chang, que era natural de Hon Wen (norte da China). Este foi um dos maiores divulgadores do estilo na China, porque também era um general do exército. Ficou diretamente na capital (Pequim) ao lado do Rei, do qual recebia ordens. Lau Si Chang ensinou dois sobrinhos: Lau Tat Fun (Pequim) e Lau Seng Yao (Hon Wen). Ao mesmo tempo Lau Si Chang ensinou também dois irmãos : Kay Sam e Kai Sei (ambos de Pequim) Desta geração de quatro alunos, a divulgação do Garra de Águia só teve conituação com mestre Lau Sen Yai, porque os outros tres não ensinaram niguem.
Por sua vez Mestre Lau Seng Yai, sobrinho de Lau Si Chang, ensinou se próprio filho Lau Kay Man (Norte da China) e seu sobrinho Chan Tii Tchen. Nessa época, ao sul da China, foi organizada a 1ª Federação de Kung Fu. Quem cuidava da matriz da Garra de Águia era o Mestre Lau Kay Man, filho de Lau Seng Yao e como não poederia deixar a matriz, mandou para o Sul da China Chan Tii Tchen seu primo. Chan Tii Tchen foi o primeiro divulgador do estilo Garra de Águia ao Sul da China. Com isto, Mestre Chan Tii Tchen tornou-se muito famoso na região. Todas as federações o convidaram para dar aulas, mas sozinho ele não poderia faze-lo. Desta forma, Chan Tii Tchen pediu ajuda para a matriz e Mestre Lau Kay Man para ajuda-lo na Federação do Sul. Ele foi mas, nessa época " estourou" 2º Guerra Mundial e Mestre Lau Fat Moun deixou o Sul da China e foi para Hong Kong, tentando evitar os horrores da guerra. Uma vez em Hong Kong, fez tanto sucesso, que chegou ao ponto de ser respeitado como o Rei da Águia.
CARACTERISTICAS DO GARRA DE ÁGUIA
O Garra de Águia, combina velocidade e força com graça e beleza, através de movimentos fluídicos e circulares, permite a definição, tonificação e fortalecimento de todo o corpo. A utilização de socos, golpes com palma, chutes e rasteiras é característica do estilo, bem como saltos e acrobacias. É baseado em técnica de chaves, agarramentos em pontos de pressão e imobilização das articulações, utilizando para este fim a teoria do Yin e Yang - força suave e dura. Isto habilita o praticante a defender sua integridade física, independentemente do tamanho ou força do oponente. Também é desenvolvido um extenso trabalho com armas tradicionais chinesas (bastão, nunchaku, espada, lança, entre outras). Cada arma oferece uma contribuição diferente para a prática da defesa pessoal e para o desenvolvimento da coordenação corporal.
PRINCIPAIS MOVIMENTOS
"JAU" (Agarrar),
"DA" (Golpear),
"KUM" (Pegar),
"NA" (Estrangular),
"FAN GUN" (Separar Tendões),
"CHO GWAT" (Deslocar as Articulações),
"DIM YUET" (Atingir Precisamente os Pontos de Pressão),
"BAAI HEY" (Parar de Respirar),
"SIM GIN" (Esquivar)
"TUN NOH" (Saltos e Usar a força do adversário)



BENEFICIOS
-controle de peso corporal;
-aumenta a resistencia fisica;
-melhora a força muscular;
-aumenta flexibilidade;
-aumento da alto-estima;
-aumenta o bem estar;
-auxilia na prevenção e redução do estresse;
-raciocínio rápido;
-perda do medo;
-desenvolvimento da garra força e determinação
ARMAS
-
• Bastão Médio (Chai Mee Kuan)
• Bastão Longo (Um lon part Kuan)
• NunChaku (Lien Tié Kuan)
• San Tié Kuan (Bastão triplo)
• Facão Duplo (Sean Dou)
• Facas Borboleta (Wuthip Thi Mou Ta)
• Espada Reta (Lin Wan Kym)
• Lança (Chiang)
• Facão Grande (Kuan Dão)
• Sabre Duplo (Te Chek)
• Pácom meia lua (Yuet Hgah Chanh)
• Punhal duplo (Sean Pai Sal)
• Foice (Sean Liim Dou)
• Leque (Yen Tam Cin Ce)
• Flauta (Fon Loi Cue)
• Muleta Dupla (Tonfa)
• Correntes 9 partes (Kau Tin Pin)
• Enxada de Lavrador (Thoo Thau)
• Banco Chinês (Pan Tam)
• Kati de Bandeira (Kli Rhoi Ta Cem).

Nenhum comentário:
Postar um comentário